13/04/2005

o msn disse que a reuters contou, repasso pro golb.

"Síndrome da perna inquieta" é de família, diz estudo

CHICAGO (Reuters) - Um estudo realizando junto a 19 famílias do Québec (Canadá), cujos membros têm a tendência a não conseguirem manter as pernas paradas, confirmou que isso se deve a pelo menos um gene, disseram pesquisadores na segunda-feira.
A chamada "síndrome da perna inquieta" é uma das principais causas da insônia. As vítimas não conseguem dormir por causa de sensações desagradáveis nas pernas, como cócegas, queimação, formigamentos e dores musculares. Os sintomas só passam quando a pessoa levanta e anda.
Pesquisas anteriores, realizadas com gêmeos, já indicavam uma causa genética para a síndrome, localizada no cromossomo 12q.
Após analisar o DNA de 276 indivíduos de várias gerações das famílias, escolhidas para o estudo devido à elevada incidência da síndrome, o pesquisador Alex Desautels, da Universidade de Montreal, confirmou o gene responsável, acrescentando que há pelo menos mais um gene provavelmente envolvido.
"Embora o pano de fundo para a síndrome da perna inquieta seja provavelmente complexo, esta descoberta pode oferecer um novo ponto de partida para dissecar mais a causa genética", escreveu ele na revista Archives of Neurology.
A síndrome afeta até 15 por cento da população da América do Norte.

***
Só falta explicação pro uivo, agora.
Abratz, golb 12q

Nenhum comentário: