07/08/2006

Você já pensou em correr pela beira-do-mar?




Marcos Valle reencontra Búzios trinta anos depois e lembra os tempos da comuna hippie “Vento Sul”

“Sou irriquieto”, contradiz-se Marcos Valle, no camarim de lata improvisado na praça Santos Dummond, logo depois de dizer que era tímido na época da bossa e até antes da fase atual – como classificá-la? - não gostava de fazer shows.
Ele bebe um tinto cabernet-sauvignon de Mendoza, está meio alterado.
Marcos acaba de tocar em Búzios pela primeira vez. “Morei aqui mas nunca tinha feito um show. Estava fascinado, me emocionou. É um lugar que faz parte da minha vida. Tocar na praça, de graça, foi muito gostoso, bonito, energia total”, comenta, extasiado. “Fiquei lembrando de tudo, tive momentos fortes da minha vida e da minha carreira aqui.”
Principal atração do 9º Festival de Jazz e Blues de Búzios, Valle acabara de ganhar o prêmio Tim de melhor álbum instrumental, um dia antes, por “Jet Samba”, quando subiu ao palco para um show memorável.
Amparado por uma parede de groove, batera e baixo suingados, sopros com diferentes coloridos e o piano elétrico Valle começou o show com sete faixas instrumentais, a platéia respondeu bem, crianças e pais sentaram-se em u na frente do palco, num clima paz e amor. No meio do show, começam as canções vocais, ele mostra seu lado hitmaker, revisita a bossa com “Samba de Verão”, canta, com Patrícia Alvi, “Preciso Aprender a Ser Só”, avança pelo funk ácido de “Previsão do Tempo”, com Não Tem Nada Não” e “Mentira”, até chegar em composições recentes, como “On Line” e “Valeu”. Encerra o show, com “Viola Enluarada”. A banda: Jessé Sadoc (trompete, flugelhorn), Renato Franco (sax, flauta), Adal Fonseca (bateria) e Mazinho Ventura (baixo). A maior parte do show foi baseado no “Jet Samba”
Valle fez um disco em Búzios, “Vento Sul” (1972): combinação entre letras lindas, solos de guitarras fuzz e moogs. A casa em que instalaram uma comuna hippie também chamava-se vento sul. Ouçam "Rosto Barbado", minha música preferida no momento ("Você já tentou acordar mais cedo que faz/ Você já pensou em correr pela beira do mar"). Proto-Los Hermanos, muito melhor que essa bandinha carioca sem-vergonha.
Na Vento Sul, moravam Valle, seu irmão Paulo Sérgio, os integrantes da banda O Terço, Sérgio Hinds (guitarra), Vinícius Cantuária (bateria) e César das Mercês (baixo, flauta), e alguns meninos e meninas desencanados. Compunham, pescavam, surfavam... Viviam a utopia coletiva. “Foi uma fase importante na minha carreira e na minha vida. Sou assim até hoje, não gosto de luxo.”

Nenhum comentário: