05/09/2007

5 perguntas para LADY Clarah Averbuck

1) Por que vc escreve?

vou te responder com um poema do leminski:

RAZÃO DE SER

Escrevo. E pronto.
Escrevo porque preciso,
preciso porque estou tonto.
Ninguém tem nada com isso.
Escrevo porque amanhece,
E as estrelas lá no céu
Lembram letras no papel,
Quando o poema me anoitece.
A aranha tece teias.
O peixe beija e morde o que vê.
Eu escrevo apenas.
Tem que ter por quê?

2) Quem são seus heróis literários? Pq?

John Fante, porque ele fazia das tripas coração.
Charles Bukowski, porque me entendo com a solidão dele.
Paulo Leminski, porque sim.

3) O que está lendo e o que leu antes. Como constrói a
sua leitura, ao acaso ou segue alguma lógica?

Comprei hoje Noites do Sertão, do Guimarães Rosa, a maior
lacuna da minha estante e uma homenagem a um menino de Minas.


4) Seu estilo de escrever é bem visceral, ele implica
na necessidade de assumir um papel parecido na vida?

Minha escrita é visceral porque eu sou visceral. Não implica
em necessidade nenhuma. Simplesmente sou. E ela, a escrita,
também.


5) O que está escrevendo no momento?

Eu Quero Ser Eu, romance juvenil que ganhou a Caravana
Petrobras Cultural e vai ser publicado pela Cosac Naify.