14/10/2007

Pax

Morreu nesse feriado o seo Celestino. E com ele a possibilidade de cumprimentar uma das mais remotas lembranças da minha infância. Nobreza, simplicidade, simpatia, integridade. Esqueçam do chavão quando eu digo que seo Celestino soube viver. Não estou falando de "curtir a vida". Estou falando de saber como cobrar os fregueses sem rebaixá-los, nos dias esquecidos de tão comuns, como fazer política ao longo de uma vida, sem a menor mácula, como articular os mais variados eventos e atividades, sociais, esportivos, culturais etc, como participar, enfim, ativamente de uma comunidade pequena, porém coesa, ajudando as pessoas, as instituições, a sua família, sem vaidade, sem orgulho besta, sem pequenez. Eu fico com medo da nossa geração, quando penso na morte do seo Celestino. Porque é muito difícil reconhecer celestinos de vinte, trinta ou quarenta anos, embora com seus vinte, trinta e quarenta anos, seo Celestino já fosse assim. Muito difícil reconhecer.
Seo Celestino sempre teve um pacotinho de "drop's" coloridos no bolso e sempre me chamou, eu menos de cinco anos, quando me avistava na rua direita de Socorro, pra me oferecer um. Quando apresentei Miseme a ele, disse-lhe que essa era uma das mais remotas lembranças da minha infância. Seo Celestino emocionou-se e passou esses últimos anos comentando a lembrança. As últimas vezes que o vi foi em dois dos piores momentos da minha vida, com vinte dias de intervalo, agora em 2007: o enterro do meu pai e o do meu avô. Do meu pai ele foi um dos melhores amigos e estão hoje proseando nalgum banco de praça do outro lado. Do meu avô sempre foi oponente político, num tempo em que política não excluía automaticamente ética, nem honestidade. No fim da vida, foi visitar meu avô, ambos já doentes. Disseram que o encontro foi daquelas cenas que te golpeiam pela beleza singela: Aqueles dois homens, com 90 anos, frente a frente, no mínimo 70 anos de rivalidade cortês, choraram, abraçaram-se e não conseguiram dizer palavra. Cheguei a ouvir que esse foi o diálogo mais profundo, ou algo assim, que um dos presentes já viu. Hoje quando vi seo Celestino sereno e descansado, centenas de pessoas despedindo-se, me deu vontade de cochichar ao seu ouvido que a nítida impressão que tenho é que sempre fui sorteado com os drop's de morango. Sem dúvida, os melhores.
Boa semana a todos.