08/02/2008

Pampas

Fuçando o orkut de uma grande amiga minha, deparo-me com uma comunidade chamada república dos pampas. Sendo uma comunidade de orkut, tem lá obrigatoriamente desde as briguinhas de adolescentes, passando por pseudo teorias de botequim, promessa de ir à guerra, comentários sérios e ponderados, viés fascista, viés tranqüilo, ou seja, tinha de tudo. Mas o que me causou espécie foi um cara grisalho divulgando uma assembléia geral de uma associação, ao que tudo indica registrada, que se intitula movimento separatista sei lá o quê. Isso ensejou o post.
Porque aí eu vejo que, a menos que seja pegadinha, o que não me pareceu, existem pessoas reunidas estudando o separatismo, como algo sério.
Não acho que seja questão de discutir quais são os Estados que conseguiriam sobreviver sozinhos ou não, quem produz mais, quem depende de quem. A questão, infelizmente é mais simples, e aterradora.
O artigo 1º da Constituição Federal, do Título "Dos Princípios Fundamentais" começa dizendo que a República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos Estados ...
Logicamente, está acima da própria definição de cláusula pétrea. A República é quem petrifica as cláusulas. Pois bem.
Se por um motivo ou outro um grupo razoável de pessoas resolve levar adiante essa idéia, ela será declarada obviamente inconstitucional. Se tentarem pela força, haverá o quê? Uma guerra. Besta, infundada, que acredito esteja muito longe de acontecer. Mas temo pelas próximas gerações. Quero pôr no mundo uns bacuraus e eles podem vir a sofrer as conseqüências desse embrião nocivo que acabei de ler e que me deixou mal. Pode ser teoria da conspiração? Pode. Mas lembro bem quand0 comecei a ler o Mein Kampf, aquele pintorzinho frustrado parecia tão inofensivo...
Podem rir, mas fiquei mal. Vou continuar a escrever isso outra hora. Porque essa idéia pode ser tonta, mas se rolasse o que temo, eu certamente participaria. Que droga, isso.