12/07/2006

Eu sei que tá tudo confuso, eu estou confuso, mas escrevo pra alumiar. Tenho ciência da infantilidade e primariedade de muitas idéias, mas quer saber, dane-se. Como combater o crime organizado, no estágio em que ele se encontra hoje?
O meu medo sempre foi o de que o Brasil não tivesse solução pra sua eterna crise, a não ser pelo sofrimento cruel de uma guerra. Muita gente já veio com essa ladainha no ouvido de todos nós, tenho certeza. Mas eu acendo uma vela pro Darcy Ribeiro, quando lembro que ele nos contou que a nossa força está na miscigenação, na proximidade, na criatividade e na alegria. Talvez ele não tenha falado tudo isso, mas blz.
Quem tem que mudar o Brasil somos nós. Mas nós não queremos, por enquanto. Primeiro vamos cuidar das nossas vidas, ganhar dinheiro, viajar, depois, no tempo que sobrar, quem sabe alguma caridade, algumas reuniõezinhas e tal.
Enquanto a gente se omite, o povo vai se fudendo. E muito. A ponto de, sem nenhuma outra perspectiva, agarrar a primeira que aparece, seja ela qual for.
Eu não acredito mais num bando de velhinhos gordos e carecas fumando charuto diante de um tabuleiro de war, confabulando que é bom pros negócios deles que não haja educação de qualidade no Brasil. Isso não existe. Esses velhinhos não existem e, se existirem, somos nós.
O início pode até ter sido assim, tirando as disciplinas que formariam subversivos, matando os professores que fomentariam esses subversivos, calando todo o resto. Mas faz muito tempo que não é mais assim, na mesma medida em que faz muito tempo que as coisas poderiam ter mudado.
Mas ninguém fez nada. O dinheiro foi desviado. O dinheiro é desviado. Os movimentos foram esvaziados ou, quando muito, aparelhados por pessoas que quando tomaram o poder repetiram os mesmos crimes. E, o pior, com o meu voto.
A omissão proporcionou esse desvio, essa apropriação indevida. A omissão fez com que pessoas erradas dirigissem o país em momentos de crise que não eram inevitáveis. E tudo virou o que é hoje.
***
não consigo chegar no duro da bolacha. Tem muitas preliminares. Muitas questões prejudiciais. Se isso te entedia, saiba que o mesmo isso me enraivece.
***
A sociedade civil organizada é uma lenda. A classe política, representante dessa sociedade, é repugnante. Comissões de notáveis são mais eficazes jogando caixeta. Órgãos autônomos, como o MP, criados para fiscalizar tudo e todos estão mais preocupados com poder e vencimentos. Nós advogados, que um dia alavancamos a república, queremos ganhar dinheiro e bons clientes. A academia, ora, é a academia, deixa quieto, continua aí, academia, eu acho que eles são do sexo masculino, mas não tenho certeza, tb. A polícia, quer dizer, a parte não corrupta da polícia, é inoperante. O Poder Judiciário inopera da mesma maneira. O sistema carcerário imita os umbrais do inferno. Salvador da pátria não existe, se existir vai ser um engodo ou uma tragédia, tipo Collor, se não um Hitler. Tudo isso é fermento para o crime organizado. Mais um post que termina com a mesma pergunta. Como acabar com ele? (continua)

Nenhum comentário: