25/01/2008

Parabéns pra minha melhor amiga!!!

Piracicaba é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a 22º43'31" de latitude Sul e a 47º38'57" de longitude Oeste, estando a uma altitude de 547 metros. Sua população estimada em 2005 era de 360.762 habitantes. A cidade é um importante pólo regional de desenvolvimento industrial e agrícola, estando situada em uma das regiões mais industrializadas e produtivas de todo o estado de São Paulo. A região concentra uma população aproximada de 1,2 milhão de habitantes.
Wikipedia apenas erra quando informa que "o nome da cidade vem do tupi-guarani, significado 'lugar onde o peixe pára", visto como ser cediço originar-se dos índios da etnia pyra, viventes à beira do formoso rio, onde havia em profusão os baixos ramos de uma planta que dava um fruto por demais carnudo, que denominavam cycaba.
Quando os índios pyra se preparavam para se divertir nas festas dos jogos jurídicos, eles untavam e besuntavam seu corpo com a polpa do fruto cycaba, e daí temos a origem não apenas da cidade, mas de uma sólida e duradoura amizade.
Porque a jurubeba acreditou piamente nos conhecimentos etnológicos daquele cara semibêbado enquanto vagavam à beira daquele rio, pra esperar o sol nascer, imaginando-o letrado e culto ao extremo.
Diz que se escaldou, que nunca mais acredita, porém isso não é verdade. E pode acreditar sempre.
Éishta mulé se comunicava nas aulas de direito do trabalho por meio de minúsculos papeizinhos, determinantes para que o tempo passasse de maneira razoavelmente agradável ao som da voz do Prof. Sergyo Pynto Martyns (grafia anti-google).
Éishta mulé já apanhou de punks. É meio romana. É a melhor professora da faculdade, sendo retribuída pelos alunos com o mesmo amor com que dá as suas aulas. Já usou uma blusa coalhada de bottons (coisa linda, devia ser isso, Santo Dio). É a generosidade personificada. Brava sim, mas só de fachadinha. É feminista. É corintiana. É colorada. É a paulista mais paulista e mais gaúcha que conheço. Seu tio-avô é herói na revolução. Aliás, falando em tio-avô, tem o senso de família que reconheço em muito poucas pessoas. Tanto a família de onde veio, como a que originou. É ciumenta. Canta como um picharro (também não sei, me veio isso, mas consta que o bichinho canta muitíssimo bem). Seu acesso de riso é contagioso. Diz-se que tinha voz de bluseira aos cinco anos. Adora o bob esponja na mesma proporção que detesta sagu.
Éishta mulé é a mulé do meu melhor amigo, golb.
Éishta mulé zanzava um dia por aí distraída quando Deus olhou-a lá de cima, viu que era merecedora e presenteou-a com uma princesa, de nome Natália, a menina dos olhos de bolinhões azuis e graça incomparável.
Éishta mulé conquista as pessoas e os lugares em que se encontra de uma maneira natural. É por isso e muito mais que é a minha melhor amiga.
Feliz aniversário, jurubeba!